ETAPAS DAS CONSISTÊNCIAS DE COMIDINHAS DE BEBÊ

Até que bebê possa comer a alimentação da casa precisa passar por fases e respeitar a dentição da criança. Já escutei mães dizer que dão arroz inteiro para bebê que nem tem dente. Não considero esta atitude um mérito e sim um desperdício. Para evidenciar o desperdício observe que na fraldinha o arroz estará inteiro, ou seja, não houve a mastigação, consequentemente o alimento não foi aproveitado.

A frase de hoje é: Não adianta pular a fase do bebê, criar filhos exige calma.

  • RN - 1 - 6 MESES 
Nos primeiros seis meses, o bebê se alimentará exclusivamente do leite materno, todavia na ausência deste, pode ser fornecido o leite indicado pelo Pediatra. No primeiro quadrinho abaixo constam potinhos de leite materno, que meu bebê tomava quando eu estava no trabalho. (Não tive 6 meses de licença).

  • 6 - 7 MESES

Com 6 meses e 1 dia, Bêzão iniciou os alimentos assim: começou com as papinhas de sabores doces e logo em seguida com as salgadas. Pode-se começar com maçã raspadinha, o bebê faz uma enorme careta, mas pedirá mais logo em seguida. Vale fornecer pera, suco de laranja, água de coco, água, suco de tomate e várias outras receitinhas que podem ser encontradas neste blog, nos arquivos ao lado.
Quando a papinha doce estiver aprovada, comecei a fornecer as papinhas salgadas, como por exemplo, batata com cenoura, depois aumenta as verduras gradativamente, acrescneta o quiabo, por exemplo.
Quando a papinha principal estiver aprovada, é o momento de usar os temperos, alho, pimentão, cebola e tomate e coentro.
Logo em seguida, é chegada a hora de inserir as proteínas carne e frango somente para dar sabor à comida que, após o cozimento, deve ser retirada da papinha.

  • 8 - 9 MESES

Chegou o momento de acrescentar 1/4 de gema de ovo (mudança, em 2016 pode-se usar o ovo inteiro). O bebê não pode comer clara de ovo e nem uma gema inteira de primeira vez  e existe uma regrinha básica a ser seguida. Acesse meu arquivo e verá a postagem Gema de Ovo para bebê
A carninha já pode ser adicionada à papinha na forma machucada ou triturada.
  
  • 9 - 10 MESES
Tentar outras opções de grãos, como por exemplo, feijão verde, grão de bico, é o momento que a mamãe já conhece o que seu bebê aprova. Para Bêzão, comecei a usar copo de treinamento. O canudo também é bem aceito nesta fase.

 10 - 11 MESES

Comece a deixar a consistência mais grossa, preparando o bebê a comer as comidinhas de casa.
Sobre a introdução do peixe e fígado, consulte o Pediatra do seu bebê.

>= 1 ano
Pode comer peixe fresco.
O bebê já pode comer a comidinha da casa, em pequenos pedaços, ele começará a exigir mais porque o paladar vai se modificando. Vale tentar dar a colher para ele tentar comer e vale de sujar.

A adição do sal e açúcar deve perguntado ao Pediatra.




Comentários

Postagens mais visitadas