Tejas de Almendras - Especial Merenda Escolar

Quem nos ensina a primeira dica de merenda para escola é  Tatiana Moraes, psicóloga e  mãe de uma bebê de 1 ano e 11 meses. Ela dá dicas de como preparar merenda caseira, ao mesmo tempo em que explica a importância da participação da criança durante a preparação. Ela nos lembra que a criança precisa desenvolver a coordenação motora e em alguns casos poderá estimular o desejo de comer, por conta da curiosidade no resultado da preparação. Orienta que o aprendizado com situações do dia a dia é mais interessante do que o uso de uma massa de modelar, por exemplo. Enfatiza que a participação da criança deve se limitar ao preparo evitando a parte do forno, fogão ou objetos cortantes.

A atual receita por ter consistência mole, não poderá fazer formas, mas Tatiana propõe massas mais consistentes para criar formas e demais objetos sugeridos pela criança, por exemplo: uma flor, uma bola. Vale a pena se sujar em nome do aprendizado, eles podem mexer a massa ao mesmo tempo em que conhecem os itens de uma cozinha: "Este é ovo, ovo de galinha, onde vive a galinha?"; "Este é uma colher que ser para..." e assim por diante.  Outro ganho nesta preparação é o vínculo dos pais com a criança.

A receita sugerida por Tatiana é Tejas de almendras, um biscoito muito prático e bem aceito entre os pequenos. Informa que conheceu este biscoito através da Vienas Capelanes, uma empresa centenária, fundada em 1873, em Madrid. Para conhecer mais detalhes visite o site http://www.youtube.com/user/grupovienacapellanes.

Enquanto mostrava a receita explicou que é importante verificar o conteúdo nutricional, por exemplo, a amêndoa contém Vitaminas A, D, B12, B6, além de Ferro, Magnésio e Cálcio, entretanto alerta que se criança tem alergia a um destes componentes, deve-se evitar esta preparação.




Ingredientes necessários:

50g de açúcar demerara (para bebês maiores de 1 ano)
125g de amêndoas em lascas
(ou triturada em liquidificador)
1 ovo
1 clara
20g de farinha de trigo peneirada
25g de manteiga sem sal derretida
2 ml de essência de baunilha



Modo de Fazer:

Coloque o açúcar e as amêndoas em uma tigela, logo em seguida, acrescente a farrinha de trigo peneirada e misture bastante. Coloque o ovo e a clara, depois derrame a manteiga derretida e misture bem. Acrescente a essência de baunilha e deixe esta preparação descancar por 15 minutos.
Coloque pequenas porções sobre uma assadeira previamente assada.
Achate com um garfo umedecido com água.
Leve ao forno a 180 graus.
Quando as bordas estiveres dourando, estarão prontos.



O formato original é de uma telha, que pode ser adquirido com auxílio de um rolo.



Não esqueça que toda merenda escolar precisa ter uma fruta, quanto aos biscoitinho, bastam 3, acompanham muito bem com suco da fruta, assim:

Humm... um cheiro delicioso tomou conta do ambiente, sinal de que teríamos deliciosos biscoitos para um lanche escolar. Esta receita foi aprovadíssima! Agradecemos à Tatiana pela dica e desejamos a felicidades junto a sua filhinha. E você, gostou? Deixe um belo comentário e até a próxima dica.




Comentários

Postagens mais visitadas