Despertar para uma nova consciência - Feliz dia das mães

Em homenagem ao dia das mães, sugiro o despertar para uma consciência. Pensei em postar algo clichê, como "ser mãe é lindo", "ser mãe é maravilho", mas estamos numa era de reflexão de todos nossos atos diários, em relação alimentação dos nossos filhos e pensando nisso gostaria de resumir a palestra que tive a honra de assistir, ministrada por Dra. Ivone Nascimento com o tema: A mulher do século XXI, o que muda na cozinha. 

A intenção desta postagem é: se o blog Comidinhas de Bebê tem diversas seguidoras é porque evidencia uma real preocupação pela alimentação dos nossos kids. Mas então, vamos estender esta motivação para si. Lembrar neste dia, que desempenhamos o papel de mãe, mas somos sobretudo mulheres.

Com muita clareza. a Dra. Ivone mostrou-nos a história da mulher, desde a Amélia que preparava seu próprio alimento e com tempo para sentar em família, inclusive para a mastigação.
Logo em seguida comparou à mulher dos dias atuais, a executiva, consumidora de fast food, gorduras trans, alimentos com agrotóxicos, pesticidas, além desta alimentação ser acompanhada do "sem tempo" para mastigação.
Um certo momento, ela comparou o cuador de tecido, usado antigamente à Amélia e a peneira à executiva. O cuador, por estruturas óbvias filtra mais do que a peneira, que pelos largos furos, deixa passar uma péssima alimentação, para si e toda sua família.

Falou-nos sobre a importância da mastigação e toda a trajetória do alimento. Com muita didática esclareceu termos técnicos de forma bem fácil de entendimento. Uma palestra muito especial e super atual, que nos remete a pensar e querer realmente mudar.
Fiquei sabendo que o intestino tem neurônio e muito mais que o cérebro. Falou-os sobre orgânicos, alimentos funcionais, prato colorido, a crítica ao apelo comercial de determinados produtos. Algumas intolerâncias e os vícios alimentares. Tudo isto num clima de muita descontração.
Ao final, sugeriu  não nos distanciarmos do sentir, do ser feliz, da busca pelo equilíbrio, que mesmo com a vida atribulada que possamos honrar o divino, o ser mãe, porque ser mãe é divino.
Neste momento, só tenho a agradecer pelos conhecimentos adquiridos por  uma médica envolta de energias positivas, com um largo sorriso no rosto que irradia para todos os lados. Posso dizer que o blog Comidinhas tem dois marcos: antes de Ivone e depois de Ivone. O depois começa agora. Parabéns pelo dia das mães!

Comentários

Postagens mais visitadas