Por Danielle Andrade - Nutricionista - Pode dar engrossantes para fazer o bebê dormir a noite toda?

Começa agora a nova série do Blog Comidinhas de Bebê, onde um profissional da área responderá às suas dúvidas. A primeira participação é da Nutricionista Danielle Andrade e a pergunta é: Pode dar engrossantes para fazer o bebê dormir a noite toda?

SOBRE DANIELLE ANDRADE

Nutricionista, especialista em Segurança Nutricional e Qualidade de Alimentos, especialista em Nutrição

Materno Infantil, adepta da Nutrição Comportamental e fundadora da ‘Meu Nutri – Nutrição Comportamental’, que tem como objetivo garantir o bem-estar, saúde e qualidade de vida através da mudança e inclusão de novos hábitos, promovendo assim uma alimentação saudável e equilibrada de crianças e adultos.
Adepta do parto humanizado, aleitamento materno prolongado, introdução alimentar participativa/BLW, cama compartilhada e maior vínculo materno, também acredita que lugar de criança é sim na cozinha, participando, ajudando, conhecendo e explorando os alimentos.
Trabalha com consultoria, assessoria, personal diet (atendimento a domicílio para cliente/paciente) e atendimento no consultório (região da Avenida Paulista e região da Lapa/SP), além de frequentemente atualizar as redes sociais (facebook.com/meunutri, @meunutri) e escrever para blogs parceiros conteúdos de nutrição, alimentação saudável, nutrição comportamental e nutrição materno infantil.
Contatos: danielle.andrade@meunutri.com/ (11) 99460-2168

DÚVIDA FREQUENTE NO BLOG COMIDINHAS DE BEBÊ

Pode dar engrossantes para fazer o bebê dormir a noite toda?

RESPOSTA DA NUTRICIONISTA DANIELLE ANDRADE

Sem sombra de dúvidas, sem nem pensar 2 vezes, a resposta é NÃO! Não devemos dar engrossantes aos bebês em nenhuma circunstância da vida, e explico melhor:
1º, nutricionalmente falando, os engrossantes são riquíssimos em açúcar, ingrediente não é recomendado até os 2 anos do bebê, porque:
*É considerado um alimento de caloria vazia (muita caloria e pouco, ou nenhum nutriente);
*Favorece o ganho de peso em excesso, podendo levar à uma obesidade infantil;
Danielle Andrade
*A obesidade, junto com os maus hábitos alimentares, pode desenvolver doenças antes tidas como de ‘adultos e idosos’ (diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de cânceres);
*Pode causar cárie, pensando que se for na mamada da noite, menores são as chances de escovação dos dentes;
*Vicia o paladar da criança, a deixando mais seletiva e aceitando menos os outros tipos de alimento;
*Deixam a criança mais agitada, piorando seu sono e concentração no dia-a-dia.


Por outro lado, bebês acordam e choram por N motivos: dor, frauda suja, saudades, medo, vontade de estar junto, pesadelo...e não só porque estão com fome. Até porque sentir fome é algo perfeitamente normal e mostra que ele está sadio, que está se desenvolvendo de forma adequada, mas, pensando de forma mais humana, pensem que ele está há pouco tempo (tem criança que com 2 anos ainda acorda de noite e isso pode sim acontecer!) nesse mundo e tudo é novidade para ele...então, por mais que horas de sono sejam importantes, será que não devemos pensar no bem-estar dessa criança também?


Se você ainda amamenta, esqueça todo e qualquer complemento que possa ser oferecido, afinal, seu peito/colo/contato são muito mais saudáveis e confortantes para o bebê. Mas se você não amamenta mais, não se desespere, dê muito colo e atenção sempre que ele pedir/precisar e se precisar de uma ‘ajudinha’ na alimentação, faça melhores escolhas, como por exemplo: mingau de aveia sem açúcar, leite batido com frutas e aveia, leite com cacau 100%, leite com complemento natural ou frutas mais densas (manga, banana, abacate).


Bom, mãe, se mesmo sem te conhecer, puder te dar uma dica é: faça/mantenha a cama compartilhada! Isso é uma fase, logo vai passar e quando você menos esperar o bebê vai falar que quer dormir sozinho e não irá mais acordar durante a noite...e quando isso acontecer, comcerteza você irá sentir saudades dos momentos! ;)


E-book Meu Nutri
Dani, super obrigada pela sua contribuição, é sempre bom poder contar com nutricionistas e ainda com conceitos humanos que você tem. Adorei te conhecer! 
Aproveitem para seguir a Danielle Andrade através dos links: www.facebook.com/meunutri / www.instagram.com/meunutri e contatos mencionados acima.
Acessem o e-book produzido por esta grande profissional, através desde link  http://lp.meunutri.com/ebookinfantil3  ou basta clicar na imagem ao lado. Este material está super recheado de conteúdo, dentre eles: como lidar com as dificuldades com a alimentação do seu filho e sobre a nutrição comportamental.C

Comentários

Postagens mais visitadas