Por Bruna Lira - Nutricionista - O que é Neofobia Alimentar

Mais uma excelente participação aqui no Blog Comidinhas de Bebê: a Nutricionista Bruna Lira vai falar sobre Neofobia Alimentar.

SOBRE BRUNA LIRA

Bruna Lira

Nutricionista Materno-Infantil especialista em nutrição para gestantes, bebês e crianças. 
Email: brunalira.nutri@gmail.com

QUESTÃO FREQUENTE NO BLOG COMIDINHAS DE BEBÊ

O que é Neofobia Alimentar

RESPOSTA DA NUTRICIONISTA BRUNA LIRA

A neofobia alimentar significa "medo do novo" e caracteriza-se pela relutância em consumir ou até mesmo dar uma provadinha em alimentos novos.

Faz parte do desenvolvimento infantil e do ponto de vista evolucionista é um comportamento protetor visto que impede que a criança ingira alimentos prejudiciais à saúde. No entanto, se torna nocivo quando a criança se nega a consumir alimentos indispensáveis como frutas e verduras, o que ocorre quando a neofobia encontra um ambiente desfavorável.


Como assim nutri? Pera que vou explicar.


Sabe quando a criança prova uma vez o alimento e os pais dizem "- Vixi, não gostou do brócolis!" E nunca mais oferecem? Sabe quando a criança está sem apetite e a mãe coloca a chinela do lado e ameaça ao dizer que ela só sai da mesa se comer tudo? Ou ela tira o prato da mesa e troca por biscoito porque é melhor comer isso do que nada? Pronto, esse são exemplos de ambientes desfavoráveis.


Portanto, se seu filho está apresentando neofobia a primeira coisa que você tem que fazer é respirar fundo, compreender pelo que ele está passando e ter paciência para conduzir as recusas. Sem brigas, ameaças, trocas não saudáveis. Seja o exemplo! E se precisar procure um nutri bacana que ele poderá lhe ajudar nessa empreitada! Um forte abraço


Bruna, amei sua contribuição no nosso blog e super adorei as dicas para entendermos o que é um ambiente desfavorável. Tenho certeza que muitas pessoas refletirão melhor sobre suas atitudes para tentar melhorar a alimentação dos pequenos.
Aproveitem para seguir esta excelente profissional através do instagram: 
@brunliranutri


Comentários

Postagens mais visitadas